Pular para o conteúdo

Títulos de capitalização

Se você possui conta corrente nos bancos tradicionais, com toda certeza já recebeu uma ligação de oferta de um título de capitalização. Mas você sabe do que realmente se trata um titulo de capitalização? Vamos explicar para você em detalhes abaixo.

Anúncios

Muitas pessoas já fizeram ou conhecem alguém que já fez um título de capitalização, e até mesmo possuem planos ativos. Geralmente o título de capitalização é oferecido com uma forma de guardar dinheiro e ajudar o consumidor a ter uma reserva.

Há muitas pessoas que o confundem com um investimento pelo fato de todo mês separar uma pequena verba para tal. Além da promessa de guardar dinheiro também temos a chance de concorrer a prêmios todos os meses, isso o torna ainda mais atrativo para a grande maioria das pessoas.

Anúncios

No entanto, ainda que tenha todos esses pontos positivos, o título de capitalização nada mais é do que uma economia programada por um período determinado. Mês após mês é descontado um valor de sua conta corrente para a compra da cota.

Mas como funciona exatamente

Sempre que falamos em título de capitalização, lembramos do que quanto é simples e fácil para fazê-lo. Afinal, o valor será descontado de nossa conta bancária todos os meses e não faremos esforço nenhum para isso, ou seja, zero trabalho.

Vale lembrar que ainda temos as possibilidades de ganhar prêmios nos sorteios que acontecem mensais e, até mesmo semanais. Mas aí você terá que contar com a sorte de ser um ganhador desse sorteio, bem como qualquer outro.

Anúncios

O meio de pagamento mais comum é o mensal, onde um pequeno valor é debitado da conta durante o período contratado. Desse valor que é debitado, uma parte é descontada para custeio dos prêmios e das despesas administrativas do produto. Então ao final o valor de resgate será menor do que o montante aplicado.

É um bom investimento?

Como já falamos aqui em outro artigo, o conceito de investimento é bem diferente. Normalmente é quando você utiliza recursos com a intenção de gerar uma renda ou então aumentar o valor inicial investido. O que não é o caso do título de capitalização.

Ao final do período contratado, você poderá resgatar todo o valor aplicado e rentabilizado pela taxa referencial, que é extremamente baixa. Dessa forma, se você não ganhar nenhum prêmio durante o período, você pode ser vítima da inflação desse período e diminuir seu poder de compra.

Se você está disposto a alocar essa verba mensalmente para poder utilizá-la daqui 3, 4 anos ou até mesmo período maiores, talvez haja melhores opções. Opções essa que tragam melhor rentabilidade para o seu valor aplicado e também maior liquidez. Isso sem contar que ainda pode proteger seu valor da inflação desse período.

Conclusão

Considerando que a sua rentabilização é muito menor quando até mesmo comparado com a poupança, concluímos que existem opções mais vantajosas. O título de capitalização em sua grande maioria das vezes não costuma ser rentável para quem o faz, mas sim para a instituição que o oferece.

Dito isso, sempre que ouvir falar em título de capitalização, saiba que existem opções melhores para aplicar o seu dinheiro. Até mesmo a poupança que possui uma baixa rentabilidade acaba sendo melhor que o título de capitalização.

Durante o período acordado em contrato, você pode receber um valor menor quando resgatado, isso por si só já é ruim. Mas ainda temos que considerar a inflação desse período e o quanto nosso poder de compra diminuirá ao longo desse período.

O título de capitalização será um bom negócio apenas quando utilizado como instrumento de garantia ao fechar um contrato. Ademais, existe uma infinidade de opções melhores para rentabilizar o seu dinheiro, ainda que seja pouco.

Juliano Flores

Juliano Flores

Apaixonado por compartilhar conhecimento, Juliano começou a estudar sobre finanças em 2017 e desde então não parou mais. Acredita que todos devem ter conhecimento para tomar as melhores decisões financeiras, ter liberdade de escolha e viver uma vida abundante.

Aviso legal

O site Nosso Dinheiro é um site dedicado a fornecer informações sobre cartões de crédito, empréstimos, investimentos e finanças no geral. Todo o conteúdo deste site é puramente informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, jurídico ou de qualquer outra natureza.

Lembramos que não há garantia de aprovação para qualquer cartão de crédito aqui mencionado, dado que existe uma análise de crédito por parte da instituição emissora e cada usuário possui um perfil diferente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços/conteúdo com o qual você está entrando em contato ou navegando.

Os leitores são responsáveis por tomar suas próprias decisões de investimento e consultarem profissionais qualificados antes de agir com base nas informações contidas neste site. O site Nosso Dinheiro não se responsabiliza por quaisquer perdas ou danos resultantes do uso das informações fornecidas neste site.

Atenção: o Blog Finanças não solicita, em nenhuma situação, quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo.