Pular para o conteúdo

Pagamento por aproximação, o que é?

Desde que foi lançado, o pagamento por aproximação de cartão tem sido cada vez mais utilizado, mas, será se é seguro? Como se proteger? Falaremos sobre isso nesse artigo.

Anúncios

O pagamento por aproximação tem se tornado cada vez mais popular a agrada a grande maioria das pessoas que o utilizam devido à facilidade. Embora sejam poucos a menos que a transação normal, é uma economia que quando acumulada pode ser bastante significativa.

A tecnologia foi adotada por diversos bancos e instituições financeiras, tanto para realizar como para receber seus pagamentos por meio de cartão de crédito ou débito. O que torna as operações mais simples em seu dia a dia.

Anúncios

Mas com toda tecnologia que é criada para facilitar a vida do consumidor, existem pessoas que as utilizam para aplicar golpes e outras coisas. Dessa forma, alguns cuidados devem ser tomados para esse tipo de situação e principalmente saber identificar quando há algo suspeito.

Mas antes disso, o que é o pagamento por aproximação?

Com o intuito de facilitar a vida do consumidor e também dos lojistas, foi criado o pagamento por aproximação. O pagamento por aproximação se trata de um recurso onde não é necessário inserir o cartão com o chip na maquininha para efetuar o pagamento.

Além disso, transações abaixo do valor definido como margem de segurança pela instituição bancária não necessita nem mesmo da senha numérica. O que de certa forma pode trazer mais segurança para os seus dados bancários.

Anúncios

O pagamento por aproximação é possível graças a tecnologia de nome NFC (Near Field Communication) que é entendido como comunicação por campo de proximidade. Dessa forma, basta apenas aproximar o cartão que possui a tecnologia de uma maquinha que também a possua para fazer o pagamento.

Mas como funciona o pagamento por aproximação?

Como mencionamos no tópico acima, a tecnologia que é responsável por fazer esse pagamento possível (NFC), funciona através de um chip instalado internamente nos cartões. Mesma tecnologia presente em relógios inteligentes e celulares que também torna possível pagamentos por aproximação.

Esse chip emite ondas de radiofrequência com alcance curto que permite conexão entre outros aparelhos que também possuam a tecnologia. Com isso é feita a comunicação entre o chip e dispositivo para identificar as informações precisas para o pagamento.

A tecnologia NFC permite apenas comunicação de baixo alcance e para esse caso em específico, estamos falando de apenas dez centímetros. Medida essa tomada justamente para aumentar a segurança dos utilizadores da tecnologia afim de evitar golpes ou transações indevidas.

Tipos de pagamento por aproximação

O mais comum e mais utilizado é o meio de pagamento por aproximação com o cartão de crédito ou débito. Onde o consumidor apenas aproxima o cartão próximo a visor ou parte superior da maquininha e efetua o pagamento. Normalmente para valores abaixo de R$200,00 não precisa de senha.

Também é possível realizar pagamentos por aproximação pela tela do seu celular, podemos considerar que todos os modelos recentes possuem tecnologia para isso. Movimento parecido com o cartão físico, basta cadastrar o seu cartão na carteira digital de seu telefone e o procedimento será o mesmo. Aproximar o celular da maquininha e está feito o pagamento.

Semelhante ao pagamento com celular, o pagamento por relógio inteligente funcionará da mesma forma. Mas claro, para garantir que o pagamento por aproximação irá funcionar você deve cadastrar também na sua carteira digital em seu dispositivo. É fundamental que esteja cadastrado e disponibilizado para utilização dessa tecnologia.

Mas esse tipo de pagamento é seguro?

Sim! O método de pagamento por aproximação é tão seguro quanto a compra realizada através da inserção do cartão com chip na maquininha. Inclusive, as instituições oferecem as mesmas garantias para o método de pagamento.

O intuito é trazer praticidade para o consumidor sem deixar de lado a sua segurança, visto que, com novas tecnologias também há outras novas possibilidades. Possibilidades essas de aplicarem golpes e praticarem ações fraudulentas.

É normal um grupo de pessoas ter algum receio quanto a sua utilização, bem como toda e qualquer nova tecnologia que não a conhecemos ainda. Além do mais, possui limite de valor para transações sem a senha, o que torna ainda mais seguro. Também devemos considerar o fato de não inserir nas maquininhas, evitando assim as chances de clonagem de cartão.

Juliano Flores

Juliano Flores

Apaixonado por compartilhar conhecimento, Juliano começou a estudar sobre finanças em 2017 e desde então não parou mais. Acredita que todos devem ter conhecimento para tomar as melhores decisões financeiras, ter liberdade de escolha e viver uma vida abundante.

Aviso legal

O site Nosso Dinheiro é um site dedicado a fornecer informações sobre cartões de crédito, empréstimos, investimentos e finanças no geral. Todo o conteúdo deste site é puramente informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, jurídico ou de qualquer outra natureza.

Lembramos que não há garantia de aprovação para qualquer cartão de crédito aqui mencionado, dado que existe uma análise de crédito por parte da instituição emissora e cada usuário possui um perfil diferente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços/conteúdo com o qual você está entrando em contato ou navegando.

Os leitores são responsáveis por tomar suas próprias decisões de investimento e consultarem profissionais qualificados antes de agir com base nas informações contidas neste site. O site Nosso Dinheiro não se responsabiliza por quaisquer perdas ou danos resultantes do uso das informações fornecidas neste site.

Atenção: o Blog Finanças não solicita, em nenhuma situação, quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo.