Pular para o conteúdo

Como funciona o Ticket alimentação

Quando falamos em benefícios oferecidos pelas empresas para os seus colaboradores, o primeiro que vem em mente é o ticket alimentação, não é mesmo? Veja detalhes sobre como funciona e o que é o ticket alimentação em si.

Anúncios

Carinhosamente chamado de VA pela grande maioria das pessoas que o recebem, o ticket alimentação com certeza está na lista dos benefícios mais queridos. Além de mais praticidade e menos burocracia, o ticket alimentação trás vantagens tanto para o colaborador quanto para o time de RH da empresa.

Para o colaborador da empresa, o principal benefício é poder utilizar o valor disponibilizado como preferir, trazendo liberdade de escolha para o mesmo. Para a organização que o oferece, ajuda com a satisfação dos trabalhadores em trabalharem na empresa e possuírem tal benefício.

Anúncios

Dessa forma, uma empresa que possui o benefício do ticket alimentação para seus colaboradores pode estar um passo a frente das que não o oferecem. Visto por muitos que, é considerado um investimento para a empresa, afinal, trabalhadores satisfeitos e motivados tendem a aumentar sua produtividade.

Ticket Alimentação, mas o que é?

Como falamos anteriormente, o ticket alimentação é o benefício queridinho pelos brasileiros. Considerado por muitos colaboradores um diferencial imenso quando ofertado pelas empresas, já que, não é um benefício obrigatório e fica a critério da empresa.

O ticket alimentação serve para garantir que os colaboradores não tenham que gastar boa parte do salário para se alimentar fora do horário de trabalho. Existem estudos que comprovam que até 60% do salário do trabalhador é destinado para sua alimentação.

Anúncios

Além do mais, isso pode ser considerado como um incremento de salário quando somado aos ganhos totais do trabalhador quando comparado com outra empresa. Quando um candidato se inscreve para duas vagas diferentes de emprego, certamente a que possui ticket alimentação estará a frente da que não possui o benefício.

Mas como funciona?

Semelhante ao uso de um cartão pré-pago, o cartão de ticket alimentação funcionará da mesma forma. A diferença é que o valor será creditado todos os meses pela empresa normalmente na virada do mês ou no dia de seu pagamento.

Para se ter o ticket alimentação, o RH da empresa deve solicitar o benefício para uma das instituições que o disponibilizam ao mercado. Normalmente após isso a empresa terá um portal para gerenciamento das recargas e dos cartões de seus colaboradores.

Quando esse cartão chega em mãos de seus colaboradores, normalmente já está liberado para seu devido uso e pode ser utilizado imediatamente. Os lugares que aceitam esse tipo de cartão são onde vendem produtos alimentícios, como açougue, mercado, mercearia, etc.

Diferença entre Alimentação e Refeição

Benefícios com intuitos parecidos, porém facilmente confundido pela grande maioria das pessoas, podemos dizer que há uma diferença fácil de ser entendida. O ticket alimentação normalmente será utilizado em supermercados e açougues para a compra de casa do colaborador, enquanto o ticket refeição em restaurantes.

Para se compreender com mais facilidade, o ticket refeição normalmente é disponibilizado pelas empresas quando não possuem refeitório ou local para os colaboradores se alimentarem. Então os colaboradores podem comer em restaurantes ao redor do trabalho ou como preferirem em seu horário de almoço.

O ticket refeição não se prende apenas ao horário de almoço, o colaborador poderá utilizar o horário que quiser e como quiser. Há ainda empresas que possuam os dois benefícios para trazer ainda mais satisfação ao seu colaborador.

Vantagens

Além de ser um dos benefícios mais queridos pelos trabalhadores do país, a empresa que o possui e disponibiliza aos seus colaboradores tem atratividade maior. Isso tanto para quem já atua na empresa há um tempo quanto para quem deseja ingressar na mesma.

Assim sendo, atrai novos talentos durante todo o ano e retém os que já encontrou durante a sua jornada, diminuindo assim a rotatividade no quadro. Com um colaborador motivado com seu salário e seus benefícios, além de aumentar a sua produtividade, certamente não irá cogitar ir embora.

Além dos benefícios para o colaborador, a empresa que disponibiliza o benefício para seus colaboradores possui incentivos como descontos no pagamento de alguns tributos. Tributos esses como o IRPJ, por exemplo. Ou seja, todos ganham com a sua adesão.

Juliano Flores

Juliano Flores

Apaixonado por compartilhar conhecimento, Juliano começou a estudar sobre finanças em 2017 e desde então não parou mais. Acredita que todos devem ter conhecimento para tomar as melhores decisões financeiras, ter liberdade de escolha e viver uma vida abundante.

Aviso legal

O site Nosso Dinheiro é um site dedicado a fornecer informações sobre cartões de crédito, empréstimos, investimentos e finanças no geral. Todo o conteúdo deste site é puramente informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, jurídico ou de qualquer outra natureza.

Lembramos que não há garantia de aprovação para qualquer cartão de crédito aqui mencionado, dado que existe uma análise de crédito por parte da instituição emissora e cada usuário possui um perfil diferente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços/conteúdo com o qual você está entrando em contato ou navegando.

Os leitores são responsáveis por tomar suas próprias decisões de investimento e consultarem profissionais qualificados antes de agir com base nas informações contidas neste site. O site Nosso Dinheiro não se responsabiliza por quaisquer perdas ou danos resultantes do uso das informações fornecidas neste site.

Atenção: o Blog Finanças não solicita, em nenhuma situação, quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo.