Pular para o conteúdo

Empréstimo com garantia de imóvel como fazer

Os bancos oferecem empréstimos com taxas de juros menor quando se trata de empréstimo com garantia, sendo com garantia de imóvel o com taxa menor.

Anúncios

Quando os bancos oferecem empréstimos aos seus clientes, normalmente consideram os riscos de receber esse dinheiro de volta com isso determinam taxa e prazo. Dentro desses riscos também é considerado seu histórico de crédito com o mercado.

Dependendo do valor que você tem em mente para tomar de empréstimo, pode ser que o banco exija algumas garantias para diminuir seu risco. E quando se trata de imóvel em garantia, normalmente o prazo pode ser bem maior e a taxa de juros menor.

Anúncios

Essa modalidade oferece taxas de juros menores pois, em caso de o cliente não honrar com o pagamento, o banco tem algo a receber pelo valor. Esse tipo de empréstimo também é conhecido pelo nome de hipoteca.

Como funciona?

Para conseguir empréstimo com imóvel em garantia é necessário que o tomador do valor tenha esse imóvel em seu nome e completamente pago. Também deve contar com toda a documentação em dia e todos pagos.

Os bancos realizam uma avaliação por meio de uma visita técnica e normalmente concedem de empréstimo algo entre 50% a 70% do valor de avaliação do imóvel. Isso dependerá de vários fatores, como a região ou mesmo o estado de conservação do imóvel.

Anúncios

As condições do empréstimo em garantia podem variar bastante de uma instituição para a outra. Também irão variar de acordo com o perfil de quem está tomando esse crédito e seu histórico de reputação no mercado.

Riscos

Toda operação em que envolve captar uma dívida possui seus riscos, afinal, você corre o risco de não poder pagá-la por alguma adversidade da vida. No caso do empréstimo com imóvel em garantia o risco se torna ainda maior.

Quando você faz um empréstimo com um bem de alto valor colocado como garantia para a instituição financeira, caso não pague poderá perde-lo. Isso porque no momento da contratação do empréstimo é uma das cláusulas do contrato.

Então ao se fazer um empréstimo com imóvel em garantia, tenha em mente que no caso de não pagamento do valor contratado, existe um risco. Risco esse de a instituição ficar com o seu imóvel e você perder ele pela falta de honrar o compromisso que assumiu no início.

Comparações

Antes de fazer o empréstimo na primeira instituição que obter informações de taxas e prazos, vá em outras e veja como será essas condições. Como mencionamos aqui anteriormente, as taxas e prazos para pagamento podem variar de uma instituição para a outra.

Considere também analisar a viabilidade desse empréstimo, por se tornar um montante de alto valor, avalie os prós e contras dentro de seu planejamento financeiro. Faça um fluo de caixa de acordo com todo o período em que terá que pagar o valor.

Não se comprometa a pagar um valor de parcela maior do que recebe de renda. Atitudes como essa podem arruinar o seu planejamento e fazer com quem você perca seu imóvel. Aliás, essa é uma das grandes de inadimplência no país.

Conclusão

Analise a real necessidade de se tomar um empréstimo com o seu imóvel em garantia. Se for para realizar algum investimento, tente mensurar em quanto tempo terá retorno do mesmo para se livrar de qualquer risco de perder o seu bem.

Em caso de pagamentos de dívidas, apenas o faça se tiver trocando uma dívida de juros extremamente caros por uma de juros mais baratos. Em muitos casos, contrair uma dívida para pagar outra pode não valer a pena.

Por último, mas não menos importante, converse com todos os membros da família e veja o que acham da condição. Eventuais surpresas negativas podem ser uma grande surpresa e atrapalhar em todo o relacionamento dessa família.

Juliano Flores

Juliano Flores

Apaixonado por compartilhar conhecimento, Juliano começou a estudar sobre finanças em 2017 e desde então não parou mais. Acredita que todos devem ter conhecimento para tomar as melhores decisões financeiras, ter liberdade de escolha e viver uma vida abundante.

Aviso legal

O site Nosso Dinheiro é um site dedicado a fornecer informações sobre cartões de crédito, empréstimos, investimentos e finanças no geral. Todo o conteúdo deste site é puramente informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, jurídico ou de qualquer outra natureza.

Lembramos que não há garantia de aprovação para qualquer cartão de crédito aqui mencionado, dado que existe uma análise de crédito por parte da instituição emissora e cada usuário possui um perfil diferente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços/conteúdo com o qual você está entrando em contato ou navegando.

Os leitores são responsáveis por tomar suas próprias decisões de investimento e consultarem profissionais qualificados antes de agir com base nas informações contidas neste site. O site Nosso Dinheiro não se responsabiliza por quaisquer perdas ou danos resultantes do uso das informações fornecidas neste site.

Atenção: o Blog Finanças não solicita, em nenhuma situação, quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo.